Um estudo recente da Empresa de Pesquisas Energéticas – EPE deixa claro que as PCHs e CGHs são mais eficientes na produção de energia limpa, além de causarem menos impactos na biodiversidade local.
Um levantamento feito pela EPE mostrou que as PCHs chegam a ter MAIS DO QUE O DOBRO da produção por área inundada que as grandes UHEs mais produtivas.
O trabalho categorizou o índice de produção pela relação entre capacidade instalada e área do reservatório. Nessa razão, as PCHs mais recentes chegaram a gerar mais do que 25 MW/km2. Para fins de comparação, o índice de produção da UHE de Itaipu é de 10,4 MW/km2.
No texto, a EPE afirma que o índice de produção das usinas pequenas “em muitos casos é superior a diversas UHEs consideradas de alto índice de produção”.
As PCHs e CGHs são o caminho para a crescente demanda energética, não apenas contribuindo para o avanço tecnológico da sociedade, como também minimizando impactos no meio ambiente e ajudando a preservar a biodiversidade da região de instalação das pequenas usinas.
A Construnível, empresa com vasta experiência, capta recursos para a construção e gerenciamento de PCHs e CGHs.
Se você quer investir em um mercado de crescente demanda e quer contribuir para a geração de energia limpa e com impactos cada vez menores no meio ambiente, invista na Construnível.